Pesquisadores da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, apontam que o folclórico RUNNERS HIGH – aquela sensação de alegria e euforia ao corrermos longas distâncias – que antes era atribuído à endorfina, talvez seja realmente causado por endocanabinoides, produzidos quimicamente pelo próprio corpo, semelhantes aos encontrados na maconha.
Foto: @renanbossi

O estudo realizado mostra uma comparação de resistência à incômodos gerados por calor, entre dois ratos.

Durante o primeiro teste, um dos ratos era estimulado a correr por um determinado tempo enquanto o outro ficava imóvel. No comparativo final, o rato ‘corredor’ demonstrava maior resistência à dor, menos ansiedade e disposto a interagir mais com o ambiente, enquanto o outro rato buscava cantos escuros e isolados da gaiola.

Quando os pesquisadores usaram químicos para inibir a produção de endocanabinoides, os ratos que corriam deixaram de apresentar comportamento relaxado, ficaram agitados, ansiosos e muito sensíveis a estímulos externos, assim como os ratos que ficaram imóveis.

Os benefícios anti-inflamatórios da Cannabis são discutidos em alguns grupos de corredores há algum tempo. Nos países em que o THC e o CBD são legalizados, é comum encontrar produtos derivados da maconha voltados para os cuidados de atletas de resistência.

Mas agora, somados aos potenciais benefícios na recuperação muscular, a química presente nos extratos da Cannabis podem trazer benefícios também na redução da sensação de dor e abaixar os níveis de ansiedade tão demandado por atletas de endurance.

 

Editor | Fundador @damngangrc | Gerente de Projetos @wt_br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: